"O tumor era muito agressivo e o paciente estava correndo riscos graves", declarou um dos cirurgiões, Giuseppe Spriano. "Assim, decidimos efetuar este procedimento novo".
Antes do transplante total, as únicas técnicas experimentadas haviam sido a substituição do maxilar inferior – a mandíbula – por um fragmento de osso da perna do paciente ou por uma placa de metal com enxertos de tecido.
Na Tailândia, por exemplo, um grupo de médicos anunciou, há vários anos, ter realizado um transplante de mandíbula usando tecido enxertado da boca e da garganta do paciente, um homem.
Em caso de tumores menores, a mandíbula é retirada e tratada com um processo de congelamento. Em seguida, é devolvida à sua posição anatômica. Uma outra técnica é a substituição de fragmentos maxilares.
A cirurgia na Itália durou 11 horas, sendo realizada por uma equipe de 10 médicos – cirurgiões plásticos, além de especialistas em boca, garganta e ouvido.
Como parte da operação, a mandíbula a ser transplantada foi moldada para que ganhasse uma forma semelhante à estrutura anatômica original.
"Os resultados iniciais são bons", disse Spriano. "Teremos que esperar e acompanhar de perto, mas esta poderá ser a melhor opção para este tipo de pacientes no futuro".
O câncer de boca é causado, geralmente, por fumo e consumo excessivo de álcool, mas cirurgias na mandíbula também podem ser necessárias em caso de lesão por armas de fogo ou outros ferimentos faciais.
fonte: CNN; 18 de Janeiro. |
|