A importância do aparelho móvel
O aparelho de dente móvel faz parte do tratamento em Ortodontia que tem como objetivo corrigir a posição dos dentes. Ele pode ser aplicado para crianças que ainda não tem todos os dentes permanentes e nos adultos serve para fixar os dentes após a retirada do aparelho fixo. Portanto trata-se de um item fundamental no sucesso da intervenção e seu uso deve ser realizado conforme a recomendação do especialista.
Muito indicado após a finalização e remoção do aparelho fixo. Tanto no uso do aparelho fixo estético, quanto no metálico convencional. Quanto maior o risco de perda de estabilidade após o tratamento, maior deve ser o cuidado tomado com a contenção ortodôntica.
Aparelho de dente móvel: quanto tempo usar
Os Ortodontistas solicitam aos pacientes que usem o aparelho de dente móvel todo o tempo por alguns dias. Observado estabilidade, reduz-se o uso para o período da noite, até que finalmente poderão solicitar a finalização do uso do aparelho de dente móvel. O uso constante de 24 horas é sugerido por seis meses e o uso noturno por outros seis meses, desta forma fechando um ano com o tratamento.
O aparelho de dente móvel deve ser higienizado sempre que retirado da boca. Esta limpeza deve ser cuidadosa feita com escova e pasta de dente. O paciente poderá utilizar os mesmos produtos que utiliza para sua higiene bucal rotineira. O paciente poderá tirá-lo para se alimentar, o que mantém esse acessório mais íntegro. Muitos pacientes depois que retiram os bráquetes acabam perdendo a paciência e não usando o aparelho de dente móvel no período indicado pelo dentista. Esta falta pode trazer consequências graves para o tratamento. Confira:
- Eles precisarão de um novo tratamento ortodôntico para voltar a corrigir os dentes pela falta do uso do móvel;
- Movimentações indesejadas;
- Perder o controle da função mastigatória;
- Prejudica o sorriso.
Como o objetivo do uso do aparelho de dente móvel é manter os resultados atingidos após o tratamento ortodôntico, caso o paciente não o use corretamente, problemas podem surgir, desde a abertura de espaço entre os dentes; desalinhamento entre os dentes e giros; contatos prematuros gerando, por exemplo, problemas periodontais.
Por ser tão útil para reestruturar a boca e reeducar, o aparelho móvel é altamente recomendado para crianças e adolescentes, principalmente dos 6 aos 12 anos, quando no final desta fase da vida os dentes ainda não terminaram de crescer de forma definitiva.
Cuidados com a higiene bucal
Outra cautela que o paciente de aparelho dental móvel deve ter é com a higiene bucal. O motivo é simples. O período com o aparelho fixo requer muitos cuidados, visitas mais frequentes ao dentista e compra até de escovas especiais para manter a limpeza do local. Com o término do tratamento, o paciente pode se sentir tentado a relaxar na higiene, mas isso não deve acontecer.
Basta pensar que o motivo de apostar no tratamento foi justamente para ter um sorriso perfeito e a negligência na higiene bucal pode causar tártaro, cárie, gengivite, periodontite, que certamente prejudicarão este resultado trazendo dor de cabeça e levando o paciente de volta para o consultório.