Vantagens de um aparelho de porcelana
O aparelho de porcelana é feito por um material usado no setor odontológico, principalmente devido ao fato de que fornece excelente estética, não obtenível de qualquer outro material.
Uma característica importante do aparelho de porcelana para o setor odontológico, e que a diferencia da porcelana nacional, é a ausência de dicaolino, ou seja, uma vez adicionado antes do cozimento para aumentar a trabalhabilidade do material, torna o produto final mais opaco, um efeito deletério para um bom resultado estético.
Já no aparelho de porcelana, as principais características da porcelana para o setor odontológico são:
- Alta estabilidade química;
- Excelente resultado estético;
- Longevidade;
- Condutividade térmica e coeficiente de expansão térmica muito semelhantes aos da boa resistência à compressão do esmalte;
- Baixa resistência à tração;
- Fragilidade;
- Alta dureza;
- Extrema sensibilidade à presença de rachaduras.
Como é feito um aparelho de porcelana
As cápsulas do aparelho de porcelana são coroas protéticas (substancialmente semelhantes às conchas) que cobrem um dente que é muito fraco (por exemplo, devido a cáries ou fraturas), que de outra forma correria o risco de fraturar durante a mastigação. Uma ponte dentária é sempre um tipo de prótese dentária fixa, como as cápsulas, que, no entanto, serve para substituir os dentes perdidos. A ponte consiste em várias cápsulas: algumas substituem os dentes perdidos, as externas são cimentadas em dois dentes.
Assim, o pó de porcelana é misturado com água até se obter uma cola que será usado posteriormente no aparelho de porcelana. Esta cola cobre a porca de metal na qual uma folha fina de platina foi previamente aderida de modo a separar a porca da porcelana (a porca serve apenas como base e para reproduzir a forma do dente).
Detalhes do procedimento
Para a precisão na porca, diferentes camadas de cola são aplicadas, a fim de obter um ótimo resultado estético, o que não seria garantido com a aplicação de uma única camada. Em geral, as camadas aplicadas são três e são, da mais interna à mais externa, de uma máscara fosca, de tom semelhante à dentina e finalmente da cor do esmalte.
Finalmente, os pós são compactados de modo a eliminar a maior quantidade possível de água e maximizar a densidade, de modo que o encolhimento durante o cozimento é mínimo. Após essa fase, para que seja feito o aparelho de porcelana, a cápsula é aquecida lentamente e gradualmente durante a entrada no forno, para que a água ainda presente seja eliminada antes de se tornar vapor e para que quaisquer gases presentes possam se espalhar; de fato, o vapor e, mais geralmente, qualquer gás presente no material antes da cozedura pode fazer com que a cápsula se quebre.
No forno a cápsula entra em sincronia na fase líquida, ou seja, forma-se vidro fundido que flui entre as partículas de porcelana que preenchem os vazios, no entanto o material ainda terá uma porosidade residual. Nesta fase há uma contração de volume de até 20-30%.
Por fim, para que o aparelho de porcelana fique pronto, a superfície da cápsula é esmaltada para obter uma superfície brilhante, regular e impermeável. Com a operação de esmaltagem, a porosidade residual é remediada, o que é arriscado, pois facilita a colonização por bactérias, a entrada de líquidos orais e o acúmulo de placa. E assim, o aparelho de porcelana poderá proporcionar ao paciente beleza estética, conforto e proteção.