O aparelho ortodôntico
O aparelho ortodôntico é uma prótese ou dispositivo com o qual o ortodontista, ou seja, o médico especializado neste tipo de tratamento dentário, é capaz de alinhar os dentes, a fim de obter uma mastigação correta, a melhor higiene bucal e igualmente melhorar estética do sorriso. Assim, um aparelho ortodôntico tem muitas funções e é utilizado pelas pessoas para alcançar diferentes fins.
O uso deste tipo de aparelho ortodôntico é utilizado há muito tempo, mas a ortodontia, como uma ciência em si, não existia até início do século XIX. Nesta época, importantes médicos especializados e dentistas aprimoraram aparelhos ortodônticos com ferramentas e equipamentos específicos.
O suporte de arame, por exemplo, só foi adicionado em 1819 e esse feito marcou e revolucionou a utilização do aparelho ortodôntico. Já a borracha elástica, que hoje acaba por ser utilizada de diferentes cores, tornando-se um acessório para o sorriso só foi criada por volta de 1843.
O aparelho ortodôntico no século XX
Já no início do século XX, houve a definição do primeiro sistema de classificação simples para a má oclusão, que ainda hoje está em vigor nos dentistas para descrever como os dentes são torcidos, onde os dentes apontam e como os dentes se adaptam.
Outras inovações no que se refere ao aparelho ortodôntico surgiram no fim do século XIX e início do século XX, e incluem o primeiro texto ortodôntico para crianças e o uso de borracha elástica também para este público.
Tipos de aparelhos ortodônticos
Há diferentes tipos de aparelho ortodôntico, podendo ser fixos ou móveis. Sobre os fixos pode-se destacar alguns aspectos, tais como:
- O aparelho ortodôntico fixo é usado para tratar desalinhamentos, pois ele pode mover os dentes na direção desejada pela ortodontia;
- Os aparelhos fixos são frequentemente usados na última fase ou acabamento do tratamento;
- Uma característica do aparelho ortodôntico fixo é a difícil higienização bucal;
- Recomenda-se a utilização de enxaguantes bucais após uma escova de dentes, porque, para além de melhorar a respiração, aumenta a proteção contra a cárie dentária.
Assim, pode-se afirmar que o dispositivo fixo consiste em pequenas placas (também chamadas de plaquetas, telhas ou suportes) que seguram o fio de metal do aparelho ortodôntico, o principal meio de endireitar os dentes.
Contudo, por razões estéticas, existem suportes cerâmicos ou compostos que se aproximam da cor natural dos dentes, ou há suportes que são aplicados na superfície interna dos dentes, tornando-os quase invisíveis do lado de fora.
Aparelhos móveis
O aparelho ortodôntico móvel, por sua vez, é usado para a correção de oclusões mais graves e de deformidades que além dos dentes, pode interferir no desenho facial.
O aparelho ortodôntico móvel permite movimentos limitados dos dentes, gerados por parafusos, molas e arcos, mas permitem um reequilíbrio harmonioso da parte interior da face, do ponto de vista funcional e estético.
Independentemente do tipo de aparelho que for utilizado, é essencial ressaltar que o uso adequado de um aparelho ortodôntico pode transformar a vida de uma pessoa, melhorar sua auto-estima e proporcionar mais conforto e beleza.