Arrancar dente do siso sem mistério
Arrancar o dente do siso tem uma idade ideal, segundo os especialistas ele deve ser retirado antes dos 30 anos. Depois dessa idade, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e fica mais difícil retirá-lo, podendo até lesar os nervos que passam pela região. Deixar para extrair mais tarde pode causar outras complicações, entre as quais deixar para tirar aos 50 anos, quando há risco de ter desenvolvido alguma outra doença, como pressão alta porque essas e outras doenças podem atrapalhar uma cirurgia.
A cirurgia para arrancar dente do siso não causa dor pelo fato de ser aplicada anestesia. Quando o efeito da anestesia passa, depois da cirurgia, pois todos os estímulos passam de uma vez, e a pessoa sente uma dor muito forte. Por isso alguns profissionais receitam analgésicos para diminuir a dor.
Tempo da cirurgia e recuperação
O tempo para realizar a cirurgia vai depender muito de cada caso. Para alguns pacientes o diagnóstico pode facilitar que os quatro dentes sejam retirados de uma vez e, em outros casos, será necessário sessões separadas. Pode-se esperar cirurgia para arrancar dente do siso de até cinco horas bem como intervenções bem mais rápidas de 45 minutos para fazer o mesmo procedimento.
O pós-operatório depende da forma em que o dente for extraído. Com um cirurgião habilidoso, as dores depois a cirurgia reduzem bastante e tanto a cirurgia como a recuperação são mais rápidas. As recomendações são não fazer exercícios físicos por alguns dias, por risco de sangramento, e evitar alimentos quentes e consistentes nas primeiras 48 horas. Alguns privilegiados que passam por uma intervenção menos dolorida conseguem arrancar dente do siso e ser liberado para trabalhar no dia seguinte.
Arrancar dente do siso antes de nascer
Os dentes do siso podem ser retirados mesmo quando não há sinal visível deles na gengiva. Um dentista ou cirurgião buco-maxilofacial poderão informar por meio de radiografias panorâmicas, se é necessário ou é hora de extrair. No entanto, um grupo de "sortudos" simplesmente não nascem com o germe do dente, logo ele nunca se forma. Em alguns casos, eles também ficam escondidos sob a gengiva e só uma radiografia panorâmica identifica a sua presença no local. Portanto nestes casos arrancar dente do siso não é necessário.
- o dente do siso é chamado pois siso em latim quer dizer juízo e este dente costuma aparecer no início da fase adulta;
- arrancar dente do siso é uma medida que deve ser feita até os 30 anos;
- o paciente deve procurar o dentista para investigar qual o tratamento mais adequado;
- algumas pessoas não precisam arrancar dente do siso.
Portanto arrancar dente do siso, que já foi algo muito temido pelas pessoas pode se dizer que atualmente é um tratamento mais seguro e que causa menos dores. Na visita regular com o seu dentista converse sobre o assunto para que ele possa trazer todas as informações e realizar os testes necessários para o diagnóstico correto a respeito do dente do siso.