Indicação para cirurgia ortognática
A área de Odontologia avançou na tecnologia para procedimentos que vão muito além do cuidado com os dentes. Procedimentos corrigem uma série de outros problemas na missão de proporcionar ao paciente um sorriso perfeito. Entre estes está a cirurgia ortognática classe 1, que é conhecida desta forma por ser a meta que o especialista busca atingir após diagnosticar o paciente com a necessidade desta intervenção.
Cirurgia Ortognática classe 1: classificação do procedimento
- Ortognática classe 1: É o formato correto dos dentes e da mordida;
- Ortognática classe 2: Quando a arcada dentária superior está bem a frente da arcada inferior;
- Ortognática classe 3: Quando a arcada dentária inferior está bem a frente da arcada dentária superior;
- Portanto tanto as cirurgias de classe dois e três tem como meta chegar na classe 1.
A classe dois é aquele perfil que passa a impressão de que a pessoa tem um queixo pequeno, pelo fato da arcada dentária superior está posicionada a frente da inferior. Quando a arcada dentária inferior está bem a frente da arcada dentária superior, dando a impressão de queixo grande se diz que ocorrerá a classe 3. O objetivo de ambas é permitir o paciente atingir o nível de perfeição conhecida como cirurgia ortognática classe 1.
Cuidados recomendados
As cirurgias são semelhantes o que leva a cuidados e procedimentos similares. É fundamental destacar que a cirurgia não é total responsável pelo resultado satisfatório, sendo preciso medidas e cuidados para complementar o tratamento. A recuperação total leva de 50 dias a 4 meses, dependendo sempre de cada paciente e procedimento. Algumas dicas importantes:
- Higienização completa e total da boca;
- Se atentar as prescrições médicas;
- Ingerir apenas bebidas geladas;
- Alimentos pastosos;
- Evitar esforços físicos;
- Cumprir com o repouso estipulado pelo odontologista.
Não existe uma cirurgia ortognática classe 1. Esta é a posição correta da face. Sendo assim, as outras duas classificações necessitam de procedimentos cirúrgicos para que cheguem até o 1, garantindo a melhora na aparência e também na parte funcional. A cirurgia ortognática é de extrema importância para a melhora da aparência e, consequentemente, a autoestima do paciente, mas também para garantir melhorias na parte funcional, ou seja, na mordida, mastigação, sorriso, entre outras vantagens.
A cirurgia ortognática classe 1 é algo que quando atingido muda a vida do paciente. Após escolher o melhor profissional para realizar o correto diagnóstico, o paciente passará por uma primeira etapa anterior para corrigir outros problemas relacionados aos seus dentes através da Ortodontia. O tempo pode variar, mas pode atingir até 18 meses.
A escolha da clínica e do profissional deve passar pelo grau de especialização, capacitações realizadas, formação, experiência, bem como a localização, além é claro do peso do fator financeiro para escolher com quem será feita a cirurgia ortognática classe 1 como a meta a ser atingida.
Este tratamento requer também do paciente muita dedicação na recuperação. Seguir as recomendações para o período do afastamento do trabalho e de atividades físicas, cuidados com a alimentação e claro a higiene bucal são fatores decisivos para o sucesso da cirurgia.