Dente siso podre e o mau hálito
O mau hálito é um problema que está entre os mais desagradáveis para uma pessoa, pois afeta tanto a autoestima no trabalho, relações pessoais como amizade e até a vida amorosa. As causas podem ser diversas. Uma delas pode estar relacionada com dente siso podre. A investigação deve ser feita pelo Dentista, que vai apontar o melhor tratamento para a situação.
O terceiro molar que é o nome técnico do Siso, que em latim significa Juízo, tem esta designação por aparecer entre os 16 e 25 anos, ou seja, no início da vida adulta, quando criamos o tal do juízo. E como dente siso podre pode estar relacionado com o mau hálito. Há duas circunstâncias em que o dente siso pode causar o problema. Confira algumas curiosidades sobre o dente do siso.
- Nem todas as pessoas precisarão extrair o dente do siso ao longo de sua vida;
- Para quem for recomendada a extração ela pode ocorrer em uma sessão ou até quatro - uma para cada dente;
- O tempo ideal para sua retirada é até os 30 anos;
- Depois dos 30 anos o procedimento pode ser um pouco mais dolorido.
O siso ficar parcialmente coberto por tecido gengival e ósseo pelo fato de não ter nascido completamente. Desta forma um ambiente propício para a acumulação de restos de alimentos e de placa bacteriana surgem. A etapa seguinte é a inflamação e/ou infecção da gengiva, culminando com os odores desagradáveis na região.
Dente siso podre e a higienização
A segunda hipótese se refere à dificuldade em realizar uma higiene correta devido o dente do siso não fica posicionado num local pouco favorável para a limpeza. Sua localização é muito posterior e bem próxima à bochecha e à língua. A região é de difícil acesso tanto para a escova de dente como para o fio dental.
Desta forma o dente pode desenvolver cáries e principalmente problemas em seus tecidos de sustentação, gengiva, osso e ligamento periodontal sendo potenciais desencadeadores de mau hálito de origem do dente siso podre. Para evitar o problema medidas básicas devem ser tomadas.
Prevenção
A técnica correta de escovação e uso do fio dental, com escovas adequadas a cada caso é a primeira técnica de prevenção de dente siso podre que deve ser aplicada pelo paciente. No caso deste dente as indicadas pelos especialistas são as de tufo único.
A cirurgia é indicada para os pacientes que tenham espaço suficiente na arcada dentária e que esteja com seu posicionamento correto em relação aos dentes, ou seja, nos casos de dentes semi-inclusos. o cirurgião deve trabalhar para não deixar excesso de tecido gengival na região, pois caso contrário serviria como um nicho para depósito de restos de alimentos e placa bacteriana, o que também levaria à formação de mau hálito provocado por dente siso podre.
Outras orientações, como a ingestão diária de no mínimo dois litros de líquidos, não fazer jejum por tempo excessivo, além de evitar o consumo em excesso de alimentos que alterem o odor, como cebola e alho, podem ajudar o indivíduo a reduzir os danos causados por esta situação.