Problemas na mandíbula podem ser resolvidos
A Articulação Temporomandibular (ATM) é uma estrutura localizada anteriormente ao ouvido, onde a base do crânio e a mandíbula se encontram. Esta estrutura permite os movimentos e funções mandibulares. Disfunção temporomandibular tratamento precisa ser feita pelo especialista nesta região do corpo quando a pessoa apresenta sinais de que algo está errado ali.
As disfunções são comuns e apresentam uma variedade de sintomas, incluindo dor de ouvido, dor de cabeça e limitação da abertura bucal. O objetivo do tratamento da DTM é controlar a dor, recuperar a função da mastigação. Nos casos onde o tratamento clínico não oferece o resultado a cirurgia pode ser indicada.
Disfunção temporomandibular tratamento indicado
- Intervenção comportamental;
- Medicamentos;
- Placas interoclusais;
- Terapias físicas;
- Treinamento postural;
- Exercícios.
O diagnóstico e o procedimento a ser adotado poderão ser executados pelo seu cirurgião bucomaxilofacial, que investigará a origem dos sintomas e seu histórico familiar, além de realizar um detalhado exame físico e avaliar a necessidade de exames complementares. O paciente geralmente apresenta algumas das dores abaixo que podem estar relacionadas com a disfunção temporomandibular tratamento necessário:
- Problemas para abrir a boca ao acordar;
- Dores nos maxilares e no osso da bochecha;
- Cansaço ou dor ao mastigar;
- Zumbidos nos ouvidos;
- Dor de cabeça;
- Dor atrás dos olhos;
- Problemas na mordida;
- Ruídos ao abrir e fechar a boca;
- Deslocamento da mandíbula ao abrir a boca;
- Não conseguir mover a mandíbula para frente e para os lados;
- Dores ao palpar os músculos da face.
Descansar a região mantendo os dentes separados de tempos e tempos praticando a boa postura está entre as recomendações para disfunção temporomandibular tratamento. Também é ideal evitar alimentos rígidos e pegajosos que exijam um esforço maior da articulação.
Exercícios como abrir e fechar a boca podem ser úteis para melhor os movimentos, bem como a aplicação de calor úmido para o relaxamento. Quando acontece lesão colocar bolsa de gelo pode aliviar a dor e diminuir o inchaço. Técnicas de relaxamento podem fazer parte do tratamento.
Tratamento cirúrgico
Disfunção temporomandibular tratamento pode passar por cirurgia. Existem cinco diferentes intervenções que podem melhora muito a vida do paciente após a sua realização. Entre eles alguns são pouco invasivos, como a Artrocentese, que remove aderências e lava a articulação com medicamentos. O objetivo é estender com delicadeza a articulação, recuperando a mobilidade do local.
A remoção de cicatrizes ou fragmentos de cartilagem poderão restaurar a capacidades dos movimentos mandibulares e diminuir o nível da dor em disfunção temporomandibular no procedimento conhecido como Artroscopia. A intervenção pode ser feita com sedação, anestesia local ou geral.
Entre as maneiras mais complexas de disfunção temporomandibular tratamento cirúrgico estão a Artrotomia e a cirurgia ortognática. Na primeira opção ocorre um reposicionamento e fixação de um disco deslocado, removendo e modelando o osso degenerado, além da implantação de mantenedores de espaço. Já a Ortognática tem como objetivo mexer na posição dos ossos maxilares e, portanto, fazendo com que a anatomia da articulação seja mais funcional, trazendo também benefícios estéticos para o paciente.