Gengivite e periodontite: saiba tratar
A higiene bucal preventiva é um ato fundamental para o indivíduo evitar uma série de problemas de saúde com consequências graves para o seu organismo, desde o surgimento do mau hálito até em situações mais críticas a necessária extração de um dente. Entre os problemas que precisam ser observados está a Gengivite e periodontite.
Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer um ou mais dentes. Ela é causada pela placa bacteriana. Quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada. criam-se as condições propícias para o seu desenvolvimento.
A periodontite nada mais é que o estágio seguinte ao da gengivite, mais grave, que compromete todos os tecidos ao redor do dente - chamado de periodonto - que promovem sua sustentação, provoca reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, mobilidade e perda dos dentes.
Causas mais comuns de gengivite e periodontite
- falta de higiene bucal adequada;
- mordida inapropriada;
- tártaro;
- cáries;
- ausência de restaurações;
- baixa produção de saliva;
- cigarro;
- medicamentos;
- metais pesados.
Herpes labial, diabetes, epilepsia, Aids, leucemia, hipovitaminose, ou alguma reação alérgica podem potencializar o surgimento de gengivites. Fatores genéticos também demonstram ter um peso no surgimento do problema. Por este motivo o paciente deve investigar e intensificar os cuidados de gengivite e periodontite de forma preventiva.
Os sintomas mais comuns da gengivite são o inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, sangramento espontâneo ou durante a escovação e o uso do fio dental. Esses sintomas se intensificam na periodontite, entre os quais mau hálito, que se torna persistente, o paladar fica alterado e seus dentes parecem mais longos.
Gengivite e periodontite e problemas cardíacos
A endocardite bacteriana é uma complicação grave da periodontite. As bactérias instaladas nas bolsas periodontais podem cair na corrente sanguínea depositando-se nas válvulas cardíacas comprometendo a circulação do sangue e o funcionamento do coração.
Por este motivo gengivite e periodontite é um problema que pode ter tratamento multidisciplinar. Pacientes com problemas deste tipo associado a tendência hereditária para problemas de coração deve redobrar a atenção para a saúde do músculo cardíaco.
Resolvendo o problema
O tratamento tem como objetivo à remoção do tártaro, ou seja, da placa bacteriana endurecida. Para tanto, é feita uma raspagem acima e abaixo do contorno da gengiva. A cirurgia periodontal pode fazer-se necessária quando essas intervenções terapêuticas não surtem os efeitos. Confira recomendações para evitar gengivite e periodontite.
- Pare de fumar;
- Escove os dentes corretamente. Em caso de dúvida peça auxílio para o dentista;
- Os pais devem monitorar como os filhos escovam os dentes para prevenção de gengivite e periodontite;
- Alimentar-se bem é um aliado da saúde bucal. Evite doces e refrigerantes, por exemplo;
- Visite o dentista conforme o período estabelecido sem faltar às consultas.
Muitas pessoas podem enfrentar dificuldades financeiras para acessar tratamento de gengivite e periodontite. Uma saída é a contratação de planos odontológicos. Através do pagamento de uma mensalidade, o cliente em tem acesso ao atendimento com o dentista por um preço bem melhor que a consulta particular. E ainda pode incluir dependentes. Para tanto basta analisar as cláusulas do contrato, verificando também carências, coberturas e outras condições.