Inflamação da gengiva tem cura
uma inflamação da gengiva que, mais comumente, é causada por higiene inadequada. É originada do acúmulo da placa bacteriana e considerada o estágio inicial da doença periodontal, que é denominada periodontite. Quando são deixados restos alimentares nas superfícies dentárias, mesmo que não sejam visíveis, inicia-se um acúmulo de bactérias, o qual forma uma placa bacteriana.
A pessoa que está com gengivite pode não apresentar dores, mas sangramento constante durante a escovação e coloração da gengiva mais avermelhada que o normal. A placa pegajosa e incolor pode se desenvolver e endurecer, transformando-se no tártaro, cuja remoção só é realizada em consultório odontológico.
Fatores que colaboram para inflamação da gengiva
- Alterações hormonais;
- Medicamentos específicos;
- Deficiências nutricionais;
- Restaurações mal adaptadas.
A importância de procurar um dentista em caso de inflamação da gengiva é fundamental pelo fato desta situação ser plenamente reversível. Alguns dos sintomas podem começar a se manifestar e que devem ser vir de alerta para o paciente procurar o consultório:
- Gengiva inchada e avermelhada;
- Sensibilidade;
- Sangramento na escovação ou uso de fio dental;
- Mau hálito;
O tratamento da gengivite consiste na remoção de fatores causadores pelo cirurgião-dentista (placa bacteriana e/ou tártaro ou restaurações inadequadas) e higienização bucal que deve ser seguida em casa pelo paciente. Escovar os dentes todos os dias, usar o fio dental vai ajudar que o problema da inflamação da gengiva não se repita.
Caso o problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana no futuro.
Prevenção de inflamação da gengiva
O uso do fio dental é o grande aliado do paciente para se prevenir da inflamação da gengiva, também conhecida como gengivite, porque só ele tem a capacidade de tirar alguns resquícios de comida que ficam presos entre os dentes, já que as cerdas da escova muitas vezes não os alcançam e promovem apenas uma limpeza superficial.
Para o paciente que não procura um dentista por questões financeiras a saída pode estar na contratação de um plano odontológico. O pagamento de uma mensalidade permite que o usuário tenha acesso ao atendimento de inflamação da gengiva por um valor muito mais em conta que na rede particular entre outros benefícios, como a inclusão de dependentes e acesso a tratamentos mais complexos.
Entre as complicações da gengivite estão a periodontite, em que o osso e as fibras que mantém os dentes em posição são muito danificados, e a periodontite avançada, em que o osso que sustenta o dente está muito reabsorvido. Isso faz com que os dentes migrem ou se tornem móveis, o que afeta a mordida e pode acarretar na queda dos dentes também.
Além disso, doenças periodontais podem afetar a saúde do corpo também, aumentando o risco de problemas como infarto, AVC, doenças pulmonares e até problemas na gravidez, com o nascimento prematuro da criança ou abaixo do peso ideal quando completados os nove meses.