Mau hálito tem cura? O mau hálito também conhecido por halitose ou bromopneia é o cheiro desagradável de respiração causada por doenças respiratórias ou metabólicas. Em geral, quando uma pessoa tem mau hálito é porque algumas cepas de bactérias anaeróbicas sob certas condições proliferam a uma velocidade anormal, decompondo rapidamente as substâncias proteicas presentes nos resíduos de alimentos, muco e saliva e liberando os chamados compostos voláteis de enxofre, responsáveis pelo mal cheiro.
A produção de saliva mantém o ph da boca em níveis que impedem a proliferação de bactérias e, por consequência o mau hálito. Mas, à noite ou nos meses quentes a produção de saliva diminui. A diminuição da saliva pode acontecer também como resultado de alterações do hormônio adrenalina. Assim, identificando as causas, há diferentes tipos de tratamentos que podem eliminar ou diminuir o mau hálito numa pessoa.
Como identificar o mau hálito?
Muitas pessoas não percebem que têm mau hálito e, por isso, uma dificuldade frequente é o autodiagnostico em relação à halitose. Porém, algumas técnicas simples podem auxiliar nesta identificação, como por exemplo, cobrir a boca e o nariz com a mão e exalar para sentir o próprio hálito e, posteriormente, verificar se a mão ficou algum odor devido às gotículas de saliva.É importante não confundir o mau hálito frequente com aquele passageiro que algumas pessoas têm ao acordar pela manhã. Esse, mais fácil de ser resolvido, acontece porque há pouca saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca.
Uma das formas de evitar o mau hálito matinal é escovar bem a língua e os dentes e usar fio dental antes de dormir, para manter a boca limpa e, dessa forma, diminuir as chances de multiplicação de bactérias. A higiene matinal também é fundamental.
As principais fatores causadores do mau hálito são:
- Falta ou insuficiência de higienização bucal;
- Gengivite;
- Tipo de alimentação com deficiência de nutrientes ou ingestão alimentos que causam mau hálito;
- Uso constante de cigarro e de álcool;
- Baixa produção de saliva durante o sono;
- Doenças no fígado e nos rins;
- Doenças como câncer e diabetes.
Qual melhor tratamento?
Algumas atitudes podem evitar e acabar com o mau hálito. Entre elas está, em primeiro lugar, a escovação dos dentes com regularidade, de preferência após cada refeição.Além disso, o uso frequente do fio dental, que retira os resíduos de comida que ficam entre os dentes e que a escova de dente não consegue eliminar. A escovação da língua também é muito importante e reduzirá significativamente o número de bactérias na boca, um dos fatores do mau hálito.
Outros hábitos como beber água também são fundamentais para a saúde e, além disso, evitam que a boca fique seca, já que a falta da saliva é um dos causadores do mau hálito. Assim, as principais medidas para prevenção são a limpeza periódica dos dentes, a ida frequente a um dentista e hábitos de vida saudáveis, que também ajudam muito a evitar o mau hálito.