Odontopediatria é um ramo importante da odontologia
A odontopediatria, também conhecida como odontopediatria infantil, é uma disciplina relacionada à odontostomatologia. Baseia-se no conhecimento básico fornecido pelas ciências dentárias, médicas e comportamentais, aplicado à situação específica do desenvolvimento, seja ele normal ou patológico, da criança desde o nascimento até a puberdade.
Com a odontopediatria pode-se realizar o diagnóstico e o tratamento de doenças, síndromes e outras patologias que afetam principalmente o sistema anatômico dentário e que portanto, dependem da odontologia infantil. Mas, se não é fácil para um adulto reporta-se a um dentista, a tarefa, quando se trata de crianças pode ser ainda mais complicada.
Esta ciência, a odontopediatria, revela também que a mineralização do dente de uma criança tem relação com os hábitos alimentares e a saúde da mãe durante a idade gestacional. Do mesmo modo, pode acontecer que doenças bucodentárias são decorrentes de doenças infecciosas típicas da idade do desenvolvimento. Além disso, pode acontecer com as crianças que as infecções faciais venham a danificar a estrutura dos dentes. Tudo isso é verificado dentro da odontopediatria.
Quando a odontopediatria começou?
Em 1743 Robert Bunon publicou um livro intitulado “Ensaio sobre os males dos dentes”, em que, além de indicar as doenças próprias dos elementos dentários, ele tratou sobre o desenvolvimento da dentição e, portanto, o crescimento dos elementos dentários durante a infância.
Outros estudiosos, ao longo do tempo, relacionam fatos como a desnutrição e o raquitismo serem os causadores de os dentes decíduos se separarem tarde. No caso dessas dentições difíceis, pode acontecer febres e convulsões, e assim como hoje, os profissionais aconselham o uso de mel rosado ou mel de amora na gengiva dolorosa.
Alguns temas são controversos dentro da odontopediatria. Essa questão da febre durante o nascimento dos dentes é um deles. Muitas mães relatam que os filhos tem ou tiveram febre durante o nascimento dos dentes, mas a maior parte dos dentistas afirma que não.
O fato é que a odontopediatria é uma área muito importante, seja para os pais, seja para as crianças, que podem, desde cedo, aprender com os profissionais, hábitos saudáveis para o cuidado dos dentes.
Diferentes áreas da odontopediatria
Algumas áreas da odontopediatria tem evoluído e contam com a atuação eficiente de profissionais, que promovem:
- A promoção da saúde, educando bebês, crianças, adolescentes e seus respectivos responsáveis para adquirirem comportamentos indispensáveis à manutenção da saúde bucal;
- A prevenção em todos os níveis, pois o médico dentista atua seja diretamente para resolver problemas como a cárie dentária, o traumatismo, a erosão, ou doenças e malformações congênitas, ou ainda outra patologias que acontecem em tecidos moles e duros;
- O diagnóstico das alterações que podem causar males mais graves e riscos para a saúde bucal dos pequenos;
- O tratamento, quando necessário, das lesões dos tecidos moles, dos dentes, dos arcos dentários e das estruturas ósseas que compõe toda a cavidade bucal.
Desse modo, o cuidado e condução psicológica dos bebês, crianças, adolescentes, e seus respectivos responsáveis é uma ciência e um trabalho do qual a odontopediatria se ocupa, sendo uma área da ciência odontológica muito importante.