O que é a periodontite?
A periodontite é uma inflamação aguda da gengiva que envolve um dente inchado e parcialmente irrompido. Uma pessoa com periodontite fica com a gengiva dolorida e vermelha. Muitos fenômenos inflamatórios e infecciosos relacionados ao dente do siso tem a ver com a periodontite, pois o dente não cresce corretamente e fica mal posicionado, podendo se agravar com esta inflamação aguda.
A periodontite pode ser determinado por bactérias presentes na cavidade bucal que, penetrando no espaço entre o dente e a gengiva, cria um processo inflamatório e infeccioso do mesmo, origem à doença.
Periodontite causa dor e incômodo
Com a periodontite, a pessoa sofre com uma dor na região localizada no canto da mandíbula, mesmo local em que o dente do siso seria encontrado. Essa dor vai aumentando com os movimentos da mastigação, e uma mucosa vermelha fica visível e inchada. A condição e a dor podem piorar, provocando ainda mais dor e, muitas vezes, irritação e dor no ouvido, sobretudo durante a mastigação e até mesmo quando a pessoa tenta falar pode sentir dor.
Tecnicamente, pode-se dizer que com a periodontite, os gânglios linfáticos do pescoço ficam inchados e há, inclusive, um acúmulo de pus que sai depois da compressão. O último estágio da periodontite é representado pelo abscesso, onde a coleta do pus pode se estender para diferentes setores da boca e da faringe.
Algumas causas frequentes
Para que o inchaço ou a inflamação cheguem a ser uma periodontite, existem algumas condições que podem ser verificadas, e que ajudam a identificar com mais facilidade se se trata de um caso da doença ou não. Alguns desses fatores são:
- Uso frequente de fumo, ou seja, o tabagismo;
- A Diabetes;
- Pessoas com síndrome de down podem ter mais tendência a desenvolver periodontite;
- Pessoa com doença de Crohn;
- Mudanças hormonais que acontecem durante a puberdade ou a adolescência.
Crianças também podem desenvolver a doença e nelas acontecem situações tais como a respiração pela boca, o ressecamento da mucosa intrabucal e da gengiva; ou quando há a troca do dente de leite pelos dentes permanentes a doença também pode aparecer. Por isso os pais e responsáveis têm que estar muito atentos a esta fase do desenvolvimento infantil. Além disso, o uso de aparelho ortodôntico, ou seja, do aparelho dentário, sem os devidos cuidados e com profissionais não capacitados, podem ser causadores da doença.
Os médicos alertam que a periodontite pode se desenvolver também como uma defesa do organismo, sobretudo quando há uso continuado de alguns medicamentos. Por isso, é essencial evitar a automedicação e sempre procurar ajuda médica quando sentir algum sintoma estranho ou incômodo.
Cuidados básicos de higiene e saúde são essenciais para que a periodonite não se torne algo ainda mais complexo e até mesmo uma situação irreversível. Os velhos e bons conselhos de uma alimentação saudável, exercícios físicos, beber muita água e, no caso dos dentes, uma higiene diária bem feita são os elementos ideais para prevenir essa doença e continuar tendo qualidade de vida e de saúde.