Por que contratar um plano de saúde individual?
O plano de saúde individual ou ainda os planos coletivos e familiares está dentro dos diversos segmentos de planos que tem crescido no Brasil e em todo o mundo. Com o aumento de pessoas que decidem viver sozinhas e não casar ou ter filhos, cresce também os projetos que favorecem este tipo de escolha.
Mas por qual razão uma pessoa deve preocupar-se em contratar um plano de saúde individual? Muitos e diferentes sintomas podem levar uma pessoa a entrar em contato com um médico, mas uma coisa é certa: quando se tem um plano de saúde individual, a visita ao médico, bem como a realização de exames preventivos, acontece de forma mais tranquila e sem surpresas para o bolso num momento indesejado.
Um plano de saúde individual muda a vida
Quando se tem um plano de saúde individual, além da questão preventiva, que é essencial, pode-se dizer que um diagnóstico simples, feito com o acompanhamento do médico, é capaz de remediar uma situação complexa ou uma doença em andamento, que poderia ser descoberta somente em estágio avançado. Isso porque os sintomas que levam a recorrer a um profissional da saúde podem até ser fáceis de alertar, mas difíceis de reconhecer e muitas vezes sem sintomas visíveis ou incômodos num primeiro momento.
E, muitas vezes, o médico é lembrado apenas no caso de dor forte, quando na realidade é bom consultar um especialista regularmente e em casos de problemas simples e o fato de ter um plano de saúde individual auxiliar muito nesta programação e cuidado com a própria saúde.
Outros aspectos importantes
Se uma pessoa, atenta à própria saúde, tem plano de saúde individual, sabe que pode contar com um atendimento personalizado, com aplicação de um formulário de histórico médico e pessoal, contendo todas as informações de saúde que são essenciais para o desempenho adequado de quaisquer terapias ou tratamentos.
Pode-se, ainda dizer que um plano de saúde individual auxilia:
- Na organização do orçamento;
- Na organização pessoal e rotineira;
- Controle dos exames necessários;
- Cuidado constante com a saúde, sobretudo preventiva;
- Para contar com um sistema que recorde a importância de fazer exames de rotina que devem ser feitos periodicamente;
- Conhecimento dos médicos e estabelecimentos de saúde para um atendimento mais rápido, caso necessário.
Assim, uma pessoa que conta com plano de saúde individual, tem mais facilidade em cuidar, seja de um caso simples como uma gripe ou resfriado, seja de um procedimento mais complexo e caro, que às vezes pode ser longo e inacessível em um sistema público, por exemplo.
Uma vida pautada pela organização
Com a correria da vida moderna, muitas pessoas não gostam de perder muito tempo em visitas aos médicos. Mas, é precisamente para compilar planos de tratamento precisos e precisos que são realizadas estas análises mais aprofundadas e o plano de saúde individual pode ser muito útil.
O conjunto de dados coletados permite, de fato, formular um diagnóstico preciso e identificar as opções mais terapêuticas e adequadas ao caso específico de cada paciente, especialmente em situações mais complexas.