Remover tártaro dos dentes sem mistério
Até décadas atrás os pacientes que precisavam remover tártaro dos dentes passavam por verdadeiras sessões de tortura com muito sangue envolvido. Este tempo ficou para trás. Com o avanço da tecnologia em odontologia, o procedimento se tornou mais suave, e não precisa trazer dor de cabeça para o paciente.
O tártaro é uma placa bacteriana que não foi removida a tempo e acabou endurecendo na superfície da gengiva. O tártaro proporciona à placa bacteriana um espaço maior e mais propício para seu crescimento, o que pode resultar em problemas mais sérios, como a cárie e a gengivite. Por isso remover tártaro dos dentes representa também a prevenção de outros problemas envolvidos na saúde bucal.
Fatores causadores do tártaro
Alimentação inadequada, falta de higienização ou higienização incorreta são os principais fatores que causam o tártaro. Açúcares e carboidratos devem ser evitados ao máximo por pessoas com propensão ao problema. A higienização incorreta ou falta dela permitem que a placa se desenvolva na região. Algumas complicações decorrentes de não remover tártaro dos dentes.
- Cárie dentária;
- Gengivite;
- Perda dos dentes;
- Periodontite;
- Mau hálito.
Para que a pessoa não tenha tártaro a higiene bucal deve ser aplicado corretamente. Escovar sempre os dentes após as refeições. Usar o fio dental uma vez por dia, antes de dormir, sempre. Visitar o dentista conforme a recomendação de intervalo e, em alguns casos, fazer o enxague da boca com produto bucal.
O tártaro pode ser classificado de duas formas. A Supragengival ocorre acima da borda da gengiva. Por afetar a parte mais aparente do dente, é mais fácil de ser identificado no exame visual, até mesmo por sua coloração esbranquiçada ou amarelada. Já a Subgengival acontece abaixo da borda gengival, o que dificulta ou impossibilita a sua identificação no exame visual. Em alguns casos, pode ser visto por transparência nos tecidos da gengiva.
Tártaro e o mau hálito
Remover tártaro dos dentes além de deixá-los com a sensação de lisos novamente, trazendo um sorriso pleno para a pessoa também ajudam decisivamente no combate ao problema que é uma das piores consequências do tártaro, o mau hálito. Ao procurar o dentista é possível que ao remover tártaro dos dentes o paciente também estará atenuando bastante ou solucionando o problema da halitose, pois este é um mal que tem origens diversas.
Para o paciente que não conta com um dentista especialista em remover tártaro dos dentes não será difícil encontrar o profissional mais adequado para a demanda, seja um adulto ou criança que necessita da intervenção. A questão financeira pode ser resolvida através da contatação de planos odontológicos, que contemplam remover tártaro dos dentes.
O maior cuidado que deve-se ter é com o tempo de carência, ou seja, a partir de quando poderá acessar o benefício, bem como contratos com coparticipação, em que além da mensalidade é cobrada uma taxa extra para usar o atendimento. Alguns planos oferecem a possibilidade de pagamento direto para o prestador de serviço, uma modalidade mais recente no Brasil, mas quem vem conquistando espaço.