Saiba se o tratamento de canal dói
Ao ir ao dentista atrás de tratamento de canal, o paciente passa por avaliação completa e o profissional constatando mesmo o problema no canal dentário deixa o paciente apreensivo, pois em nosso país temos um estigma que o tratamento de canal dói, mas não é verdade, com o avanço da tecnologia e da medicina este pensamento não passa de uma grande mentira.
Como é o tratamento
No tratamento de canal o dentista aplica anestésicos para que toda região que o procedimento for realizado fique dormente, e em caso de no meio do procedimento o anestésico comece a passar, o profissional irá fazer uma nova aplicação. O procedimento começa com profissional limpando a cavidade, depois o dente é preenchido com materiais próprios do dentista especializado. Lembrando que este procedimento é feito com aplicação de anestesia, como o profissional aplica anestesia é mentira que o tratamento de canal dói. O tratamento não tem um tempo definido, pois depende muito da gravidade do caso e do procedimento a ser feito.
Cuidados logo após tratar o canal
- Visitar o dentista regularmente;
- Mastigar alimentos duros pode fazer com que os dentes quebrem e com isso danifiquem os canais dentários;
- Praticar uma boa higiene bucal.
Causas do problema no canal dentário
- A cárie, pois ela destrói aos poucos os esmaltes dos dentes e isso faz com que as bactérias que se encontram na boca entre em contato com a polpa dentária, este local é repleto de vasos sanguíneos e terminações nervosas. Além desse motivo o problema no canal dentário pode ser ocasionado por um trauma que danifique o dente;
- A invasão de micro-organismo também é um problema por causar na polpa do dente uma inflamação, que faz a pressão dentro dele aumentar, ao ponto de comprimir as terminações nervosas causando a dor, se não procurar um profissional e a infecção evoluir pode levar ao óbito.
Como prevenir problemas no canal
Se você é mais um que pensa que o tratamento de canal dói é melhor prevenir para não ter este problema e ter que enfrentar a dor violenta do canal, nem ir até um dentista para auxiliar na dor e reformar o dente avariado. Para isso é só seguir as regras básicas da higiene bucal que são: Escovar os dentes e passar o fio dental sempre após as refeições e bochechar com um antisséptico bucal. Sempre que possível ir ao dentista e fazer avaliação completa para saber se está tudo certo com a sua saúde bucal e com ele tirar dúvidas sobre procedimentos como este se o tratamento de canal dói.
Importante
Não utilize automedicação, pois pode causar riscos gravíssimos a saúde, irreversível. Sempre que tiver algum problema de saúde seja bucal ou de outro tipo, vá em busca de um profissional especializado para cuidar do problema, só ele poderá dar o diagnóstico correto para o tratamento correto e definitivo do problema levando a cura.